quinta-feira, 26
de
junho
de
2025
🌞 21°C

1ª Campanha de Vacinação Antirrábica de 2025 será na região Norte

Campanha de vacinação contra a raiva começa nesse sábado, na zona Norte da cidade. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoverá neste sábado (22), a partir das 9h, a 1ª Campanha de Vacinação Antirrábica do ano, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Antonieta, localizada na rua Profª Bertha de Camargo Vieira, 595, na zona Norte da cidade, com a disponibilização de 500 doses da vacina.

A equipe de trabalho será composta por médicos veterinários, supervisores de saúde, agentes de controle de zoonoses, entre outros, de forma a garantir agilidade no atendimento. A imunização de cães e gatos será realizada por ordem de chegada, no período da manhã (das 9h às 12h) e à tarde (das 13h às 16h). A vacinação será encerrada assim que as doses se esgotarem.

Podem ser vacinados cães e gatos com idade superior a três meses, inclusive fêmeas gestantes ou em lactação. Importante destacar que cada animal deve ser vacinado uma vez por ano. Os veterinários reforçam que é fundamental que os cães estejam com coleira/guia e os gatos sejam transportados em caixas apropriadas.

“Pedimos que os responsáveis pelos animais cheguem com antecedência, pois serão disponibilizadas 500 doses para esta primeira ação do ano. A partir de agora, pretendemos realizar a campanha uma vez por mês, sempre no último sábado, mas isso dependerá do envio da vacina pelo Estado”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que cerca de 70 mil pessoas morram de raiva no mundo a cada ano. A raiva é uma doença viral aguda e letal, altamente contagiosa, que afeta mamíferos, incluindo os humanos, e é totalmente evitável por vacina. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.

De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), em 2023 o Brasil tinha mais de 160 milhões de animais de estimação. Os cães são a maioria dos pets no país. A estimativa atual é de um cão para cada quatro habitantes. Em relação aos gatos, estima-se um felino para cada 15 moradores.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Divisão de Zoonoses pelo telefone (14) 98195-0202.

Leia também