O 1º Congresso Marília Digital, promovido pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação, Asserti (Associação de Empresas de Serviço de Tecnologia da Informação) e CPL TI (Cadeia Produtiva Local de Tecnologia da Informação de Marília e Região) reuniu diversas autoridades, representantes da sociedade civil e lotou o Teatro Municipal Waldyr Silveira Mello, na manhã da última terça-feira (4).
O evento foi aberto pelo prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), que também deu posse aos novos conselheiros do Comciti (Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação). “Estamos fazendo os enfrentamentos das inúmeras demandas que a gente herdou. E a área de tecnologia é um ponto de atenção que a gente quer e vai trabalhar bastante. Quero que Marília possa ser uma cidade 100% digital para facilitar a vida da população. Marília já tem mais de 120 empresas de TI e isso gera renda, oportunidades, riqueza para o município. Marília já é a Capital Nacional do Alimento e será também a Capital Nacional da Tecnologia. Hoje estamos dando esse pontapé com a realização do 1º Marília Digital”, disse Camarinha.
O secretário municipal de Tecnologia e Inovação, Walter Leandro Marques, afirmou que o evento foi um sucesso. “Ficamos muito satisfeitos, pois conseguimos reunir empresários, estudantes, funcionários públicos, sociedade civil e o cidadão interessado em uma cidade digital. Agradeço a todos pela participação e o congresso foi o início da transformação de Marília para o conceito de cidade inteligente.”
O congresso contou ainda com a participação dos vereadores Dr. Elio Ajeka (PP), Delegada Rossana Camacho (PSD), Prof. Galdino da Unimar (Cidadania), Delegado Wilson Damasceno (PL), Profª. Daniela (PL) e Guilherme Burcão (DC).
ATRAÇÕES /Além da posse aos novos conselheiros do Comciti, um dos destaques do evento foi a palestra com Petra Holm, direto da Estônia, que é reconhecida internacionalmente por sua expertise em transformação digital.
Outra atração foi o lançamento Plan360, iniciativa da Asserti, por meio da CPL TI, e com apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da SP Produz – Programa da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.
O congresso foi finalizado com o Painel Sociedade e Governo: discussão sobre a integração entre sociedade, governo, tecnologia e educação, com participações de Raphael Fassoni (Estônia Hub), Neia Baroni (Valid), Carlos Bitencourt (Acim), Fernanda Mesquita Serva (Unimar), Mauro Mitiue (Grupo Facimus), Giulianna Marques (Asserti) e Walter Leandro Marques (Secretaria de Tecnologia e Inovação de Marília).