Marília entra na “rota do café” neste sábado (1º) com a realização do 1º Festival do Café, na histórica Fazenda Cascata, a partir das 10h. O evento celebra os 100 anos da propriedade, que teve papel fundamental na fundação da cidade, e valoriza a tradição do café na região.
O festival é pensado para toda a família. O público poderá degustar cafés especiais, conferir demonstrações de baristas, passear pela feira de artesanato, brincar em brinquedos infláveis e conhecer de perto exposição de tratores e fotografias históricas. Uma praça de alimentação com food trucks completa a experiência.
Além da diversão, o festival traz conhecimento. Haverá palestras com vagas gratuitas e limitadas. A programação inclui temas como “O Café que une raízes e constrói caminhos”, com Sandra Yamashita Matunoshita; “Regionalização de cultivares de cafeeiros”, com Adriana Novais Martins; a professora da Fatec Marília, Cláudia Dorta, fala sobre “Café Fermentado” e, fechando o ciclo, Gabriel Augusto Borges, do Sebrae expõe “Do Grão ao Algoritmo: IA na Gestão e Marketing do Café”.
O prefeito Vinicius Camarinha acredita que o festival pode se tornar uma grande feira anual, unindo cultura, turismo e empreendedorismo. Para ele, o evento ajuda a fortalecer a economia local e colocar Marília no mapa de cidades que valorizam o café como patrimônio cultural e econômico.
O presidente do Sinhores, Sinval Gruppo, comentou que Marília vive uma “era de ouro” para o turismo, enquanto Oswaldo Passos de Andrade, proprietário da Fazenda Cascata, celebrou o festival como homenagem à trajetória de sua família e à história da cidade.
O 1º Festival do Café é uma realização da Prefeitura de Marília, com apoio de Comtur, Sinhores, Apta Regional de Marília, Ciesp, Sebrae, Fatec Marília, Adipa e secretarias municipais de Cultura e Agricultura. A entrada é gratuita, com doação opcional de 1 kg de alimento para o Fundo Social de Marília.