Começa nesta terça-feira (20), o 1º Simpósio Multidisciplinar em Oncologia, promovido pelo HBU (Hospital Beneficente Unimar) e que tem sequência na quarta-feira (21). O evento está programado para começar às 19h30, no anfiteatro da reitoria da Unimar, em ambos os dias. Atualizar conhecimentos e promover a integração entre profissionais da área, estudantes de medicina, de farmácia e de outros setores da saúde são os objetivos da iniciativa. Inscrições ainda podem ser realizadas em https://www.sympla.com.br/1-simposio-multidisciplinar-em-oncologia—hospital-beneficente-unimar__2563711.
“Este é o primeiro de muitos eventos que o hospital pretende promover, especialmente após a inauguração do novo prédio e das avançadas instalações de radioterapia, além de outras inovações, como o Pet Scan”, avalia a diretora e superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), Márcia Mesquita Serva Reis, que também é mantenedora do HBU.
Márcia ainda ressalta a importância da educação contínua e da integração de tecnologia e práticas atualizadas no tratamento oncológico. “Estamos trazendo para o simpósio os melhores profissionais do mercado para compartilhar experiências e conectar com o que já estamos fazendo de melhor. É uma oportunidade para aprendermos e buscarmos a excelência”.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Prof. Dra. Fernanda Mesquita Serva, destaca a integração entre a academia e os profissionais que já atuam no tratamento de câncer e conhecem os últimos avanços tecnológicos e de medicamentos. “É um diferencial muito importante na formação dos futuros farmacêuticos, médicos, enfermeiros e os técnicos de enfermagem. Também é preciso destacar a questão da ciência, dos estudos que estão sendo desenvolvidos e que vão reverter em qualidade de vida aos pacientes”.
O simpósio também chama a atenção para o tratamento oncológico como um processo que deve envolver múltiplos especialistas. Para o diretor do Centro Oncológico do HBU, Dr. Sérgio Afonso, a multiprofissionalidade e a multidisciplinaridade no tratamento do câncer é essencial. “Especialistas destacam que a abordagem multidisciplinar não só melhora os resultados terapêuticos como também aumenta a qualidade de vida dos pacientes, como os dados recentes apresentados pela revista Journal Clínico de Oncology”.
CRONOGRAMA
A abertura do simpósio será realizada com a palestra “Câncer de mama e a personalização do tratamento oncológico anual”, apresentada pelo mastologista e oncologista clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Franklin Fernandes Pimentel. A mediação será feita pelo médico oncologista do HBU, Sérgio Afonso.
Na sequência, às 20h30, ocorre a apresentação da enfermeira navegadora do Hospital BP Mirante de São Paulo, Fernanda Marin, com o tema “Navegação em enfermagem”. A mediação vai ficar a cargo do diretor de assistência à saúde do HBU, enfermeiro Luiz Fernando Fregatto.
No segundo dia, as atividades darão início com a palestra “Farmácia clínica – Segurança no processo de medicamentos”, apresentada pelo coordenador e professor de farmácia clínica no Hospital Vila Santa Catarina – Albert Einstein. A mediação será realizada pela farmacêutica responsável e gerente de suprimentos do HBU, Tânia Yoshiaki Kushikawa Shirayhi.
Em seguida, o consultor do ciclo medicamentoso e automação hospitalar, Leandro Teixeira Ferracini, apresenta o tema “A tecnologia a favor da saúde na farmácia hospitalar”, também com a mediação de Tânia Yoshiaki Kushikawa Shirayhi.