Celebrando o legado deixado pelo jurista e ex-governador de São Paulo Franco Montoro, um grande evento marcou os 25 anos da morte do estadista. A ação foi realizada na capital paulista por meio da Oficina Municipal, escola de cidadania e gestão pública, com palestras e depoimentos de importantes personalidades, como Fernando Montoro, Vera Lion e Walter Feldman.
Denominado “25 anos sem Franco Montoro: o legado de um estadista”, o evento contou com iniciativa de Alcídio Alves de Oliveira, atual secretário de Saúde de Alvinlândia, por meio do Instituto Franco Montoro. Ao todo, foram quatro sessões de palestras realizadas ao longo do dia 8 de outubro.
“Foi uma homenagem que achamos necessária para que as pessoas conhecessem quem foi Franco Montoro, sua forma de trabalho e fatores desconhecidos pela população mais jovem do homem que transformou a maneira de governar o estado de São Paulo”, afirma o secretário.
HOMENAGEADO
André Franco Montoro foi político, advogado e professor. Nascido em 1916 e falecido em 1999, teve uma longa carreira marcada pela defesa da democracia, dos direitos humanos e da descentralização do poder.
Ele foi deputado estadual e federal, Ministro do Trabalho e Previdência Social, senador e governador de São Paulo. Além disso, Montoro teve um papel importante no movimento pela redemocratização do Brasil, participando ativamente da campanha “Diretas Já”, que pedia a volta das eleições diretas para presidente.