Em um mês dos radares, mais de 16,6 mil são multados em Marília

Levantamento divulgado pela Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana) revela que em um mês de funcionamento integral do sistema de monitoramento e fiscalização do trânsito de Marília, completado no último dia 22, foram aplicadas 16.612 multas a condutores de carros e motocicletas que desrespeitaram as regras, como velocidade acima da permitida para a via e ultrapassar o semáforo no sinal vermelho de parada.
Segundo a Emdurb, as notificações estão chegando aos condutores, contudo ainda não entraram na fase de apresentação de recursos. Os que sofreram autuações podem apresentar recurso de forma online (https://marilia.consultacidadao.com.br/#).

O sistema contratado para a gestão de trânsito de Marília conta com 22 radares de velocidade e dez câmeras de monitoramento nas principais vias. De 17 de abril a 21 de maio foi realizada campanha de orientação, com aplicação de 57.774 notificações educativas. A frota de Marília atualmente é de quase 185 mil veículos.
A empresa cita ainda que, de acordo com dados do Infosiga, nos cinco primeiros meses deste ano o número de mortes em vias municipais caiu 50% em comparação ao mesmo período de 2022. Já no período das notificações educativas, queda nos acidentes foi de 40%, no comparativo entre abril de 2023 e 2022. Os valores das multas e os pontos perdidos na Carteira Nacional de Habilitação variam de acordo com a velocidade aferida pelos dispositivos.

Leia também