A abertura do Ano Jubilar 2025 será realizada neste domingo, dia 29, com caminhada e missa campal. Segundo o padre Tiago Barbosa, coordenador da Pascom (Pastoral da Comunicação) da Diocese de Marília, a concentração ocorre em frente à Matriz Santo Antonio, às 8h, de onde os fiéis católicos seguem até a Catedral São Bento. Missa será presidida pelo bispo diocesano Luiz Antonio Cipolini e concelebrada por padres de 66 paróquias de 37 cidades que fazem parte da Diocese.
O Ano Jubilar 2025 tem como tema “Peregrinos da Esperança” e toda a Igreja é convidada a participar das atividades que vão acontecer nas dioceses do Brasil e do mundo, como em Roma, na Itália. No último dia 24, o Papa Francisco presidiu a celebração eucarística na Praça de São Pedro e fez o rito de abertura da Porta Santa na basílica. Agora, neste domingo, ele será solenemente aberto nas paróquias.
O coordenador da Pascom destaca que o tema do jubileu será trabalhado durante todo o ano de 2025 nas paróquias de Marília, inclusive com duas grandes motivações. “As paróquias poderão fazer o agendamento de peregrinações a um dos quatro santuários que Diocese de Marília instituiu. Além disso, que as pias batismais sejam valorizadas em todas as paróquias e as pastorais, movimentos e organismos promovam encontros em cada uma delas”.
Os lugares de peregrinação na Diocese de Marília, onde fiéis podem passar pela Porta Santa, são a Catedral São Bento, Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, Santuário São José, em Osvaldo Cruz, e Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Dracena. Os católicos são convidados a entrar nessas igrejas e a participar da celebração da missa, confessar-se, receber a indulgência plenária e meditar a palavra de Deus.
O QUE É /Desde sua origem, o Jubileu foi proposto como uma ocasião para restabelecer a relação com Deus, entre as pessoas e com a criação, segundo a Diocese. Também chamado de “Ano Santo”, é “um tempo em que se experimenta de forma mais intensa a ação transformadora e santificante de Deus na vida das pessoas”.