Ação na Cascata recolhe apenas filhotes de carrapatos

A ação realizada no último dia 30 na represa Cascata, pela Vigilância Ambiental/Zoonoses, recolheu apenas filhotes de carrapatos, conhecidos como ninfa. Não foi identificada na varredura no local a presença de carrapatos-estrela adultos. No caso desta espécie de carrapato, os filhotes levam o nome de micuins.

Durante o período de vida, os carrapatos passam por quatro estágios evolutivos: ovo, larva, ninfa e adulto. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, os filhotes encontrados foram encaminhados à Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão que irá verificar a qual espécie de carrapato eles pertencem.

A represa Cascata é uma das áreas consideradas de risco na cidade para a febre maculosa, em razão a presença de capivaras. A doença já matou seis pessoas em São Paulo este ano. Recentemente, surto ocorreu em Campinas, o que colocou as autoridades da saúde em alerta. Ainda não havia a definição de novas áreas que passarão por varredura na cidade, como o lago do Jardim Aquarius e o Bosque Municipal.

Leia também