sábado, 18
de
outubro
de
2025
☁️ 19°C

Acidentes com escorpiões superam total de 2024 e Zoonoses faz varredura no Figueirinha

Morador é orientado sobre cuidados para evitar acidentes com escorpiões no bairro Figueirinha, na região Norte - Foto: Divulgação

O número de acidentes com escorpiões em Marília em 2025 já supera o total do ano passado. Segundo dados disponibilizados no Portal da Transparência, no site oficial da Prefeitura, a cidade notificou, até o último dia 11 de outubro, no boletim de agravos de notificação compulsória da 41ª semana epidemiológica, 215 casos, ante 183 durante todo 2024. Além disso, em relação ao mesmo período do ano anterior, o número é 77,68% maior, já que em 2024 ocorrências somavam 121 até 12 de outubro.

Para tentar controlar essa escalada de casos, a Divisão de Zoonoses, que é ligada à Secretaria Municipal da Saúde, realizou nesta semana varredura e ações de orientação de moradores no bairro Figueirinha, na região Norte, localidade com grande número de ocorrências. Seis agentes de controle de endemias visitaram 120 imóveis situados em oito quadras da rua Pedro Laureano e adjacências.

Em nota da assessoria de imprensa da Prefeitura, a Divisão de Zoonoses informou que o bairro foi escolhido para os trabalhos por ser uma das áreas da cidade de maior vulnerabilidade para o aparecimento do animal peçonhento. Entretanto, na varredura, não foram encontrados escorpiões. “Aproveitamos as visitas para promover um trabalho educativo com os moradores e alertá-los sobre os riscos de eventuais acidentes com estes animais”, afirmou na nota a supervisora responsável pela Divisão de Zoonoses, Talita Rodrigues.

Talita explica no material que os agentes de controle de endemias que participaram das ações encontraram vários imóveis fechados, o que dificultou os trabalhos de controle. “Nestes locais, com os moradores ausentes, foram distribuídos panfletos informativos. Pedimos à população que fique atenta às recomendações e, na dúvida, procure a unidade de saúde mais próxima da sua residência para solicitar as devidas orientações”, explicou a médica e secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.

TOTAL /Na comparação com o total de ocorrências com serpentes, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos, o número deste ano já é 11,67% maior que de todo ano passado.

Mais informações sobre os riscos de acidentes com escorpiões podem ser obtidas com a Divisão de Zoonoses pelo telefone (14) 3401-2054, no horário das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Leia também