As mulheres que frequentam a unidade da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) de Marília, na região Norte da cidade, podem participar das ações de conscientização do Outubro Rosa que estão sendo realizadas neste mês. O período é de alerta aos cânceres mais comuns entre as mulheres e o autocuidado.
De acordo com divulgação feita pela Companhia, são distribuídos folhetos com informações de como as mulheres podem marcar exames pelo SUS (Sistema Única de Saúde) para diagnosticar as doenças, além de incentivar o toque pelo corpo. “Essas campanhas sociais não deixam de ser um alerta e o slogan ‘Um Toque de Amor’ foi criado para as mulheres entenderem que podem fazer o autoexame na hora do banho e perceber se está tudo certo. E o amor, porque tudo começa com ele. Não somos nada sem amor, principalmente precisamos ter amor próprio”, explica Viviane de Morais, técnica administrativa da Seção de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas da Ceagesp. “A ação é para toda a população feminina, mas também para a masculina, que pode alertar a mãe, a esposa, a filha e entender que pode ajudá-las a cuidar da saúde. Essas campanhas vão além do lacinho e são uma ação para alcançar pessoas”, disse Anete Cremasco, chefe Seção.
Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo da doença mais frequente em mulheres, após o de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54% de casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. “A campanha precisa ir além da informação, queremos atingir o público interno e o externo, com o objetivo de promover saúde, a partir do cuidado consigo mesma e assim ampliar as possibilidades de um diagnóstico precoce”, explica Leticia Mecenas Silva, assistente social da Seção de Benefícios da Ceagesp.