sábado, 24
de
janeiro
de
2026
☁️ 18°C

Agentes se formam em curso técnico e Danilo destaca ganhos à saúde e à população

Presidente da Câmara, Danilo da Saúde, fala aos agentes comunitários e de endemias em noite de formatura no Teatro Municipal - Foto: Assessoria de Imprensa

Agentes comunitários de saúde e de controle de endemias de Marília participaram nesta semana da formatura do curso técnico “Mais Saúde com Agente”, realizado pelo Ministério da Saúde e que visa a qualificação profissional e uma maior integração entre a Atenção Básica e a Vigilância em Saúde no SUS (Sistema Único de Saúde). O presidente da Câmara, o vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), esteve presente e destacou o grande ganho não apenas para os profissionais, mas para a população. Todos os 370 agentes que concluíram a formação receberam certificados no Teatro Municipal.

“Um dia muito especial, e estou extremamente feliz. Agradeço ao prefeito Vinicius [Camarinha] pelo apoio a esta categoria profissional e à equipe da Saúde, comandada pela secretária Paloma [Libanio]. Uma luta antiga por qualificação, aprimoramento, encabeçada pelo sindicato, que agora é uma realidade. Vocês fazem parte da minha trajetória e passamos por muitas dificuldades juntos, mas este é o momento de colherem os frutos de todo esforço, da dedicação no atendimento que já fazem tão bem. Esses certificados não são apenas um pedaço de papel, mas um símbolo de toda a luta de vocês”, disse o presidente do Legislativo.

Danilo da Saúde ainda ressaltou o importante trabalho desenvolvido pelo Sindiemprol, sindicato que representa os agentes, na conquista de direitos, como a capacitação técnica. “Tivemos várias outras conquistas relevantes, como o piso salarial, a insalubridade, o prêmio incentivo e mais recentemente avanços para a obtenção da aposentadoria especial. Uma luta digna e valiosa pela valorização destes profissionais que se reflete diretamente na saúde pública e nos serviços oferecidos à população. Parabéns ao Paulo e ao Irineu, que sempre defenderam os interesses da categoria”.

O vice-presidente do Sindiemprol, Irineu Gomes dos Santos, apontou que os agentes comunitários de saúde e de endemias são o elo entre a comunidade e os serviços de saúde. “Desenvolvem muito mais que uma função técnica, mas uma função social que é essencial para a saúde pública, de orientação, proteção, prevenção e construção de um ambiente mais seguro e saudável para todos. Esse certificado representa sonhos não abandonados e o início de uma nova caminhada”.

Já o presidente estadual do sindicato, Paulo Lopes, enfatizou que o certificado recebido pelos agentes simboliza uma luta de 22 anos para a obtenção da formação em nível técnico. “Trabalhamos incansavelmente para que os agentes tenham o aparato de técnico. O certificado de hoje do Ministério da Saúde representa 22 anos de luta e abre ainda a possibilidade deles [agentes] receberem três salários mínimos nacionais. Projeto de lei em tramitação garante esse ganho àqueles que fazem o curso técnico. Essa proposta passou nas comissões e aguarda para ser votada na Câmara Federal e no Senado. Acreditamos que este ano ela entre na pauta e a luta por isso continua. Agradeço, em especial, ao Danilo, que sempre abraçou nossas pautas, colaborou com o trabalho do sindicato e luta, incansavelmente, para que os agentes tenham seus direitos respeitados”.

A secretária da Saúde, Paloma Libanio, disse que acredita profundamente no SUS e nas pessoas que o fazem diariamente. Destacou o esforço e a dedicação dos agentes para concluírem a formação técnica, que simboliza o fortalecimento do compromisso já existente. “Ser agente é escolher estar onde ninguém mais está, é conhecer as famílias, construir vínculos, levar prevenção e cuidados. Parabéns pelo esforço, dedicação em concluírem esse curso, por acreditarem no SUS e escolherem cuidar de gente”.

Durante a solenidade de formatura, o vice-prefeito Rogério Alexandre da Graça, o Rogerinho (PP), que representou o prefeito, assinou o autorizo para o pagamento, no próximo dia 27, do 14º salário aos agentes comunitários de saúde e de controle de endemias que atinjam os critérios estabelecidos na Emenda Constitucional 120/22. “Recebam esse certificado com carinho e reconhecimento pelo excelente trabalho que desenvolvem. Essa qualificação em parceria com o Ministério da Saúde é muito importante para Marília e podem ter certeza que nosso governo cuidará de cada servidor. Aproveito para destacar a atuação do presidente da Câmara, o Danilo da Saúde, que faz um excelente trabalho frente ao Legislativo e sempre lutou pelos agentes”.

Leia também