Agosto Dourado é encerrado com alerta sobre a importância da amamentação

Terminou no sábado (31) o mês de conscientização sobre o aleitamento materno, conhecido como Agosto Dourado. O nome da campanha faz referência ao alimento tão importante para os recém-nascidos e bebês, considerado “ouro”, essencial para o desenvolvimento e fundamental nos seis primeiros meses de vida.

De acordo com a Rede Global de Bancos de Leite Humano, a unidade de Marília atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na rua 15 de Novembro, 50, com possibilidade também de coleta domiciliar. Até julho deste ano já foram realizadas 811 visitas nas casas de mamães que estão amamentando. O Banco de Leite da cidade também fez neste ano, nos primeiros sete meses, a coleta de quase 407 litros de leite humano. Desses, 370 litros já foram distribuídos entre os 180 receptores.

O mês mais movimentado até agora para a equipe de Marília foi maio, quando foram realizadas 154 visitas domiciliares, 147 atendimentos individualizados, 7 em grupo e 48 doadoras cadastradas. Neste mesmo mês, mais de 81 litros de leite humano foram coletados e quase 72 litros distribuídos.

Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, somente em 2024 foram 23.338 receptores beneficiados com 22,6 mil litros de leite disponibilizados pelos 58 Bancos e 45 postos de coleta do Estado. Para Roberta Ricardes Pires, da Área Técnica de Saúde da Criança, o trabalho das unidades é fundamental para a redução da mortalidade infantil. “Os bancos são um meio de levar aos bebês internados em unidades neonatais a fonte de vida, que naquele momento é o leite, seja da mãe ou da doadora”, alerta Roberta.

Para mais informações, o Banco de Leite de Marília tem o telefone (14) 3413-8696.

Leia também