Alerta para o surgimento de escorpiões; julho superou todos os meses anteriores

A Vigilância Sanitária de Oriente está alertando os moradores sobre o possível aumento do aparecimento de animais peçonhentos na área urbana e rural.

Levantamento feito pelo município, a pedido do O DIA, mostra que do início do ano até a última quarta-feira (2), foram recolhidos 21 escorpiões. Só em julho houve o registro de seis capturas, superando os números de abril, maio e junho juntos.

Também do começo do ano até agora, cinco pessoas foram picadas por esse animal. Dois casos aconteceram na área urbana e três na área rural.

Uma dessas vítimas foi a coordenadora de cursos de capacitação, Aparecida Oliveira. Ela conta que na semana passada foi picada ao mexer em uma sacola com frutas.

“A dor é terrível! Minha pressão e meus batimentos cardíacos subiram. Na hora não imaginei que fosse um escorpião, mas quando encontrei, matei ele e fui ao hospital com o bicho. A picada foi na mãe esquerda, onde eles fizeram aplicações pra bloquear o veneno. Foi uma experiência que eu não desejo a ninguém.”

A diretora da Vigilância Sanitária de Oriente, Maria Elisa Ide, orienta que vítimas de picadas de escorpião devem procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Caso o animal seja capturado, é importante levá-lo no atendimento para a identificação da espécie, assim como fez a Aparecida.

É preciso colocá-lo em um recipiente com tampa para ser feita a notificação. Depois o morador e os vizinhos recebem a visita de agentes para orientações sobre como evitar novos acidentes.

Escorpião amarelo – Curitiba, 11/03/2019 – Foto: Emanuel Marques da Silva/ Divisão de Zoonoses e Intoxicações da SESA

Como evitar acidentes com escorpiões

É comum os escorpiões surgirem pela rede de esgoto por serem atraídos pela umidade, como toalha pendurada ou roupa molhada no chão e também tapetes, que servem de abrigo.

Para evitar acidentes é importante chacoalhar roupas e sapatos e usar luvas antes de colocar a mão em lugares escuros.

Segundo o Instituto Butantan, uma das causas que aproxima os escorpiões da cidade é o fato de as áreas urbanas abrigarem muitas baratas, que são o alimento preferido desses aracnídeos.

Por isso a importância de manter quintais, jardins e demais terrenos limpos e se possível, sem entulhos.

Sacos de lixo precisam estar bem fechados e é recomendada a instalação de telas, tanto nos ralos de casa como nas janelas.

Dados do governo paulista mostram que em 2022 foram 41,1 mil casos de acidentes com esse animal. Em 2021, foram 34,5 mil registros e em 2020, 38,1 mil.

O risco maior é para crianças e idosos. Segundo a diretora da Vigilância Sanitária de Oriente, Maria Elisa Ide, recentemente uma senhora foi picada no dedo do pé porque foi matar o escorpião pisando com o chinelo.

Leia também