segunda-feira, 5
de
janeiro
de
2026
⛅ 18°C

Alistamento Militar 2026 segue aberto até junho e inclui mulheres pelo segundo ano consecutivo

Foto: ST Sionir/Exército Brasileiro

Teve início no dia 1º de janeiro o período de alistamento militar referente à classe de 2026. O prazo segue até 30 de junho e o procedimento é obrigatório para jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2026, inclusive aqueles que residem no exterior. Pelo segundo ano consecutivo, o alistamento também está aberto às mulheres brasileiras que desejam ingressar voluntariamente no serviço militar.

O alistamento é gratuito e deve ser realizado dentro do prazo estabelecido. Os jovens do sexo masculino que perderem o período regular estarão sujeitos ao pagamento de multa por atraso e concorrerão apenas à seleção do ano seguinte. Para as mulheres, o prazo não será prorrogado.

De acordo com o Ministério da Defesa, o serviço militar tem como objetivo formar uma reserva estratégica de recursos humanos qualificados, apta a ser mobilizada em situações que envolvam a defesa nacional ou o apoio a ações subsidiárias. Em 2025, 1.029.323 homens e 33.721 mulheres se alistaram para servir às Forças Armadas em 2026.

As inscrições podem ser feitas de forma online, por meio do site do Alistamento Militar, mediante cadastro na plataforma Gov.br. Quem preferir ou não tiver acesso à internet pode procurar a Junta de Serviço Militarmais próxima, munido de documentos originais, como certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade ou Carteira de Trabalho e comprovante de residência.

O alistamento é apenas a primeira etapa do processo. Após a inscrição, o cidadão recebe o Certificado de Alistamento Militar e deve acompanhar as próximas fases, que incluem seleção, exames e entrevistas, no segundo semestre de 2026. O início do serviço militar está previsto para 2027, com duração inicial de um ano, podendo ser prorrogado conforme critérios das Forças Armadas.

Quem não cumprir a obrigação do alistamento militar ficará impedido, entre outras restrições, de obter ou renovar passaporte, se inscrever em concursos públicos, efetuar matrícula em instituições de ensino superior e firmar contratos com o governo federal.

Leia também