Alunos da rede municipal de Marília participam de avaliação de ensino

O projeto auxilia na identificação de aspectos educacionais que precisam de atenção imediata. Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília

Cerca de 1.800 alunos dos quartos anos das EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) que integram a rede pública de ensino mariliense participaram, durante a última semana, da 19ª edição do Sarem (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Marília). Trata-se de uma avaliação externa aplicada anualmente nas escolas do município desde 2004.

Segundo a Secretaria da Educação, o intuito é obter indicadores educacionais que possam subsidiar a elaboração de intervenções administrativo-pedagógicas que impactam diretamente nas práticas de ensino desenvolvidas em sala de aula.

As avaliações do Sarem devem auxiliar na identificação de aspectos educacionais que precisam de atenção imediata da Secretaria, a qual contribui com a direção e a coordenação escolar com a aplicação de novas estratégias de ensino que auxiliem os professores na promoção de uma aprendizagem significativa, eficaz e inclusiva.

Todo o processo de planejamento, elaboração, distribuição, aplicação, correção e análise de resultados são coordenados pela Equipe Pedagógica da pasta. Aplicadores externos e corretores designados para tais funções passam por encontros de formação, a fim de se apresentar procedimentos e metodologia a serem adotados durante a aplicação e correção das provas.

“Desde sua implementação, o Sarem tem sido uma ferramenta essencial para monitorar e aprimorar o desempenho dos alunos nas escolas municipais, promovendo uma educação de qualidade e equidade para todos”, afirma o professor Joaquim Bento Feijão, idealizador desse sistema avaliativo.

Já nesta semana, entre segunda (1°) e quarta-feira (3), as avaliações serão submetidas à correção da equipe de professores-coordenadores das escolas devidamente orientados pelas supervisoras de Educação Básica e as assistentes técnicas da Secretaria Municipal da Educação.

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