Animais abandonados são resgatados na região Leste, mas futuro ainda é incerto

Cerca de 80 animais em situação de abandono foram resgatados, na última sexta-feira (21), em uma chácara localizada na rua Bartolo Viudes, região Leste de Marília. A ação foi realizada após uma série de denúncias de moradores e ONGs (Organizações Não Governamentais) chegarem até os veículos de imprensa.

Segundo a Prefeitura Municipal, o local foi abandonado pelos antigos moradores, que teriam deixado para trás os felinos sem qualquer tipo de assistência ou cuidados.

Moradores e ONGs afirmaram ao O DIA que vinham tentando fornecer água e comida para os animais até que a situação fosse resolvida, mas o problema foi tomando grandes proporções com a morosidade na tomada de medidas por parte da administração municipal.

Após as denúncias, uma força-tarefa foi montada pela prefeitura, Corregedoria-Geral do Município e Secretaria Municipal da Saúde, com apoio de moradores da Vila Romana, sociedade civil, ONGs de defesa animal e Polícia Militar Ambiental para dar início à retirada dos gatos.

O Município informou que, após este procedimento, os animais recolhidos, medicados e castrados, serão encaminhados à doação. Aqueles que não forem adotados irão retornar à chácara e serão cuidados na condição de animais comunitários com o auxílio de organizações, voluntários e representantes da sociedade civil, incluindo veterinários.

A gestão municipal ainda afirma que está cooperando ativamente com o Ministério Público e com a Polícia Civil para que os responsáveis por este abandono sejam devidamente punidos.

Leia também