Apontada como prioridade do governo municipal, a ampla reforma do Cemesc (Centro Municipal Educacional Esportivo e Cultural) “Francisco de Assis Nascimento”, que fica localizado na rua Silvia Ribeiro de Carvalho, no bairro Nova Marília, região Sul, finalmente foi concluída e o espaço já está disponível para ser utilizado pelas escolas e comunidade em geral, segundo a prefeitura.
Iniciadas em abril de 2022, as obras tinham que ser concluídas pela empresa contratada pelo município após um ano, o que não aconteceu. Três aditivos foram assinados para a prorrogação do prazo de execução e mais três de reajuste do valor contratado, elevando de R$ 3,3 milhões para R$ 3,8 milhões.
Entre as melhorias que o Cemesc recebeu estão a cobertura do ginásio de esportes, aterro compactado, melhorias na fundação e estrutura, instalação de contrapiso e piso em granilite e pintura. O local conta ainda com barras antipânico nas portas de emergências. Em nota da assessoria de imprensa da prefeitura, o prefeito Daniel Alonso destacou que o ginásio é devolvido à população da região Sul, que poderá realizar atividades esportivas, culturais e educacionais no espaço.
O Cemesc integra a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Professor Antônio Ribeiro” e foi construído com recurso da Educação. A cerimônia de entrega foi acompanhada por representante da Câmara de Marília, secretários municipais da Educação, Saúde, Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Administração, Assistência Social e Divulgação e Comunicação. Estudantes e professores vencedores do concurso cultural “Dengue: a prevenção é a solução” receberam presentes durante a solenidade de entrega do Cemesc.
AÇÃO/A reforma do espaço foi alvo de ação do MP (Ministério Público) em 2021 para apurar a situação de abandono. A Justiça determinou à prefeitura que a reforma fosse feita, sob a pena de multa.