O atraso nas obras do Cemesc (Centro Municipal Educacional, Esportivo e Cultural) “Francisco de Assis Nascimento”, que fica localizado na rua Sílvia Ribeiro de Carvalho, 95, no bairro Nova Marília, região Sul da cidade, completou em setembro um ano e cinco meses. O contrato com a empresa executora da reforma teve início da vigência em março de 2022 e as melhorias começaram um mês depois. A conclusão deveria ocorrer em um ano, mas ao longo do tempo a prefeitura vem assinando aditivos para a extensão do prazo. O último, inclusive, é de abril e prorrogação era de 120 dias.
Procurada, a prefeitura destacou que as obras estão 95% concluídas, mas não informou a data prevista para a entrega do prédio, apenas que irá ocorrer até o fim do segundo mandato do prefeito Daniel Alonso (PL). A reforma do Cemesc foi apontada como prioridade do governo municipal e neste sábado, dia 28, se completa três anos da abertura da concorrência pública para a contratação da empresa executora.
A primeira prorrogação para a realização dos serviços foi assinada em maio de 2023. Já a segunda é datada de setembro do mesmo ano. Nos dois casos, o prazo de conclusão foi estendido em mais 150 dias. Além dos aditivos prorrogando a execução das obras, outros foram assinados aumentando o valor da contratação, que passou de R$ 3,3 milhões para R$ 3,8 milhões.
Entre as melhorias previstas no contrato para a reforma do Cemesc estão a cobertura do ginásio de esportes, aterro compactado, melhorias na fundação e estrutura, instalação de contrapiso e piso em granilite e pintura. O local contará ainda com barras antipânico nas portas de emergências. O Cemesc da região Sul integra a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Professor Antônio Ribeiro” e foi construído com recurso da Educação. A reforma do espaço foi alvo de ação do MP (Ministério Público) em 2021 para apurar a situação de abandono e a Justiça determinou que a reforma fosse feita, sob a pena de multa.