Audiência sobre LDO levanta debate sobre falta de espaço em cemitério

Servidores trabalham em manutenção do cemitério; ampliação ou nova construção. Foto: Assessoria de Imprensa

A audiência pública para a discussão e a elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o ano de 2025, realizada na Câmara de Pompeia, teve como uma das pautas dos debates entre vereadores e o secretário de Finanças, Paulo Roberto Gumieiro, a ampliação do cemitério em razão da falta de espaço. Citada como uma das possíveis metas para o próximo exercício, já que a LDO ainda está sendo preparada, o questionamento foi feito pelo vereador Vanderlei Ribeiro dos Santos.

O edil quis saber se já existe projeto em andamento ou se é apenas uma intenção da prefeitura. Para ele, a atual área não comportaria uma ampliação. O secretário explicou que o Setor de Obras vai definir se há esta possibilidade ou se será feita desapropriação de outra área para construção da necrópole.

A audiência pública foi realizada no último dia 22, no Legislativo. Procurada nesta quarta-feira (24) pelo O DIA, a prefeitura informou que a LDO ainda está em discussão e a questão da ampliação do cemitério está sob análise.

Além da ampliação na mesma área ou a construção de um novo cemitério, a questão pode ficar em suspenso e ser incluída no PPA (Plano Plurianual) da próxima gestão, que assume em 2025. A prefeitura destacou ainda que atualmente os sepultamentos no cemitério ocorrem sem impedimentos, mas que o espaço caminha para a saturação, assim como em outras necrópoles da região.

Ainda na audiência, foram levantadas questões como necessidade de cobertura da garagem das ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e melhorias viárias, como nas estradas rurais. O projeto de lei da LDO para o exercício de 2025 será encaminhado pelo Executivo para apreciação dos vereadores até o próximo dia 30.

Leia também