quarta-feira, 5
de
fevereiro
de
2025
🌞 21°C

Aumenta procura por testes e vacina contra a dengue

Com tantos casos de dengue pelo país, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) decidiu dobrar a quantidade de testes previstos para este ano, depois de um pedido feito pelo Ministério da Saúde. Além das 300 mil reações a serem entregues ao longo de 2024, outros 300 mil testes emergenciais serão oferecidos ainda nos primeiros meses do ano, segundo a instituição.

Essa procura dentro da saúde pública também reflete nos atendimentos particulares. De acordo com a Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), o número de exames de dengue realizados na rede privada aumentou 101%, comparando a semana de 31 de dezembro de 2023 a 6 de janeiro de 2024 e a semana de 21 a 27 de janeiro de 2024. A coleta está disponível nos laboratórios, unidades de saúde e hospitais. O exame também pode ser comprado em farmácias.

Há três tipos de exame disponíveis para detectar a doença: antígeno NS1, sorologia e RT-PCR. A escolha vai depender do momento da infecção e dos sintomas.

VACINAS /A Abcvac (Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas) manifestou a preocupação diante da possível falta da vacina contra a dengue. Segundo a Associação, pessoas que procuram estabelecimentos privados, o que inclui também laboratórios e drogarias, têm enfrentado dificuldades para conseguir o imunizante, com a aplicação de duas doses com intervalo de 90 dias.Em Marília, onde existem 635 casos confirmados e duas mortes pela doença, mostrados no último boletim epidemiológico, não é mais possível encontrar o imunizante, segundo apurou a produção do O DIA.

Leia também