Requerimento apresentado à Câmara, de autoria do vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSB), cobra medidas efetivas e urgentes do prefeito Daniel Alonso e setores competentes no enfrentamento ao aumento da população de rua em Marília. Segundo o parlamentar, são inúmeras as queixas recebidas da população, que vem se sentindo intimidada com as abordagens em diversos locais do município.
“A população vem sendo abordada nos semáforos, nas vias públicas, na porta de casa e estabelecimentos comerciais. São diversos os registros de ofensas, agressões, furtos, roubos e até atentado violento ao pudor, ameaçando as pessoas no seu direito constitucional de ir e vir, principalmente mulheres, jovens e idosos. Isso ainda gera uma sensação de insegurança, danos materiais e graves riscos à população”, diz ele.
O vereador destaca que não adianta o município informar os projetos e estrutura de atendimento à população de rua, mas é preciso que haja medidas efetivas no acolhimento e encaminhamento aos serviços de referência. “Até o momento, nenhuma ação foi efetiva, pelo contrário, testemunhamos o aumento diário dessa situação, tornando alguns locais em verdadeiras ‘cracolândias’ em nossa cidade”.
No requerimento, Danilo da Saúde quer que Alonso informe quantas pessoas vivem atualmente em Marília em situação de rua; quais os serviços disponíveis para a assistência dessa população, com a função de cada um, capacidade de atendimento e o número efetivo de servidores; por quais motivos a Fumares permanece inoperante, sem capacidade de atuar nesse grave problema social; o número de clínicas de tratamento da dependência química, conveniadas com o município, com a quantidade de vagas disponíveis; e quais medidas imediatas estão sendo adotadas para o enfrentamento dessa situação.