Com o avanço da dengue, concursos para agentes têm validade prorrogada até 2026

Assessoria de Imprensa

Com os números da dengue batendo recorde em 2023, como mostrou o O DIA no último dia 6, a Secretaria da Administração de Marília decidiu prorrogar dois concursos públicos divulgados em meados de 2020, mas com homologações em fevereiro do ano passado, para os cargos de agente comunitário de saúde e de controle de endemias, que atuam diretamente nos trabalhos de orientação e combate à doença.

Nas duas funções, os certames tiveram a data de validade estendida até 21 de fevereiro de 2026. Conforme informações do quadro de cargos efetivos da prefeitura, no caso de agente de controle de endemias, são 135 e estão ocupados 115, ou seja, 20 estão vagos. De agentes comunitários de saúde, o número de cargos é maior: 422, sendo 244 ocupados e 178 vagos. O jornal apurou que já há pedidos à Administração de contratação para reposição.

Em meados de dezembro, o vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSB), encaminhou ofício ao prefeito Daniel Alonso (sem partido) para solicitar a prorrogação destes concursos. Na época, o parlamentar destacou que a solicitação era necessária tendo em vista o déficit de profissionais na rede básica e a importância dos mesmos nos trabalhos realizados para controle de doenças. No ano passado, a dengue provocou a morte de cinco marilienses. “Recebemos diversos pedidos da categoria, dos que atuam nos postos, que relatam diariamente as dificuldades enfrentadas na realização de suas atribuições devido à sobrecarga de serviço provocada pela falta desses profissionais.”

Em 2023, Marília confirmou 3.122 casos de dengue, o maior número desde o ano de 2019.

Leia também