A Prefeitura de Marília liberou, nesta sexta-feira (28), o tráfego de veículos na avenida Luiz Toffoli, na zona Sul, após a conclusão das obras de recapeamento e melhorias estruturais. A via era uma das principais demandas da população local, por ser o principal acesso às chácaras situadas atrás da fábrica da Coca-Cola. A intervenção atende reivindicação antiga e deve beneficiar cerca de 1.000 famílias, além de visitantes.
Com 2.095,07 metros de extensão, a avenida recebeu 14.455,98 m² de pavimentação asfáltica, executada pela empresa Replan em parceria com o Governo Federal. O investimento total foi de R$ 3.843.450,00, incluindo compactação do solo, preparação de base e sub-base, aplicação de brita graduada simples, guias e sarjetas, implantação de bacias de contenção de águas pluviais e nova camada asfáltica. O projeto também contemplou iluminação moderna e sinalização completa, aumentando a segurança de motoristas e moradores.
Ao lembrar a assinatura da ordem de serviço, em julho, o prefeito Vinicius Camarinha ressaltou o compromisso de atender a demanda histórica da comunidade. “Quase 1.000 famílias dependem desse acesso, que por anos esteve em condições precárias. Assumimos esse compromisso e, com apoio do vice-prefeito Rogerinho e da Câmara, garantimos os recursos necessários. A obra é agora uma realidade e seguimos trabalhando para tornar Marília uma cidade cada vez melhor de se viver”, afirmou.
A outra parte da avenida será executada pela empresa Emais Urbanismo, responsável pelo futuro loteamento da área. O projeto inclui canteiro central, pista de ciclismo e nova iluminação, com previsão de conclusão em 2026.
HOMENAGEM /A avenida recebeu o nome de Luiz Toffoli por meio de projeto de lei de autoria do então vereador e atual vice-prefeito Rogerinho, aprovado em 2024. Antes, o trecho era identificado como Estrada Municipal MAR-453 (antiga 204).
Luiz Toffoli, nascido em 1912, chegou a Marília em 1929 e teve trajetória marcada por múltiplas atividades e forte atuação comunitária. Pai do ex-prefeito José Ticiano Dias Toffoli e do ministro do STF José Antônio Dias Toffoli, trabalhou como pedreiro, empresário industrial e rural, além de ter participação ativa na Igreja Católica. “Seu legado será eternizado com a nomeação da avenida”, afirmou Rogerinho.