quinta-feira, 21
de
novembro
de
2024
☁️ 20°C

Bairros de Ocauçu recebem caminhões do ‘Mutirão da Limpeza’ nos dias 29 e 30

Servidor durante edição de ano anterior do ‘Mutirão da Limpeza’; ação no fim do mês - Foto: Reprodução/Internet

Ocauçu promove no fim de novembro mais uma edição do “Mutirão da Limpeza”, realizado em uma parceria entre as secretarias municipais da Saúde, do Meio Ambiente e Obras e Serviços. A iniciativa busca deixar a cidade mais limpa, livre de animais peçonhentos, como escorpiões, e acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya e zika.

Conforme explica ao O DIA a secretária municipal do Meio Ambiente, Zélia Ermelinda Colombo Casagrande, a recomendação é que a população deixe os materiais de descarte já separados e em frente às residências, facilitando o trabalho da coleta, que será feito pelos servidores da Secretaria de Obras e Serviços. “Estamos divulgando o mutirão e solicitando a colaboração da população para recolhermos todo o material que possa ser descartado. Assim conseguimos evitar a proliferação de escorpiões, por exemplo, e de vetores de doenças como a dengue. Lembrando que não serão recolhidos materiais de construção”, destaca a gestora do Meio Ambiente.

No dia 29 de novembro, sexta-feira, os caminhões farão o recolhimento de restos de podas, folhas e galhos. Já no dia 30, sábado, a coleta abrange móveis velhos, eletrodomésticos, pneus, madeiras, garrafas, entre outros. Os servidores estarão nas ruas a partir das 7h. Segundo a secretária do Meio Ambiente, o destino dos materiais recolhidos ainda está sendo definido pela prefeitura.

Dados dos CVE-SP (Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo) mostram que este ano, até setembro (último mês disponível), Ocauçu registrou 332 notificações de dengue, sendo que 104 casos autóctones, contraídos no município, foram confirmados e seis importados. O mês com o maior número de registros positivos foi maio, com 31, e redução se seguiu nos meses posteriores. Em setembro, por exemplo, apenas um caso positivo da doença foi notificado na cidade. De chikungunya, ainda segundo o CVE-SP, Ocauçu notificou nove suspeitas, sendo que uma se confirmou como autóctone e a outra como caso importado.

Leia também