O Banco de Leite Humano de Marília não teve o mesmo nível de arrecadação nos primeiros meses de 2024, quando comparado ao mesmo período de 2023. É o que revelam os números publicados pela Rede Global de Bancos de Leite Humano, sediada dentro da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
e acordo com os dados divulgados, nos quatro primeiros meses deste ano foram coletados pouco mais de 202 litros de leite materno, contra 291 litros somando as coletas de janeiro, fevereiro, março e abril de 2023. Queda de 30,5% nas doações.
Quando a análise é feita em cima da quantidade do alimento distribuído, a diminuição é de 265 litros para 215, comparando os dois períodos entre os anos. Em contrapartida, o número de receptores, ou seja, de bebês que precisam do leite humano, aumentou. Somando os quatro primeiros meses deste ano, Marília teve 111 atendidos, contra 96 em 2023.
Os números trazem à tona uma preocupação no Banco de Leite Humano da cidade na mesma semana em que se comemorou o Dia Mundial de Doação de Leite Humano.
A data tem como objetivos estimular a doação, mobilizar população, gestores, profissionais de saúde e mulheres que amamentam para as formas e a importância de doar leite humano. O Brasil, inclusive, é referência internacional para mais de 20 países da África, América Latina, Caribe e Europa.
Em Marília, o Banco de Leite Humano fica na rua 15 de Novembro, 50, no bairro Barbosa. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Não é preciso fazer agendamento e o local também faz coleta domiciliar se for necessário.