Pesquisa realizada por uma empresa de tecnologia revela que 85% dos consumidores pretendem aproveitar as ofertas da Black Friday, que este ano vai ocorrer em 29 de novembro. Em Marília, o cenário de otimismo não é diferente, já que é esperada uma elevação de 7% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo estimativa divulgada ao O DIA pela Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília).
Para atrair ainda mais consumidores do município e da região, uma vez que Marília é polo no comércio, as lojas vão abrir em horário especial no dia 29, até as 22h. Já no sábado (30), para dar sequência à ação, funcionamento também será estendido, até as 17h. De acordo com o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, a data é importante para o varejo e o comércio local está preparado para receber os consumidores.
“Nossa expectativa é grande, porque essa data movimenta o mundo todo. Muitos esperam a Black Friday para comprar o que desejam e também está próxima ao pagamento da primeira parcela do 13º salário. Uma preparação para o melhor período para o comércio, que é o Natal”, destaca o superintendente.
O levantamento da empresa mostra ainda que os produtos mais desejados pelos consumidores são os eletrodomésticos, itens de decoração, eletrônicos e celulares e acessórios de telefonia. Mais da metade vai pagar as compras com cartão de crédito (54%) e o Pix é o segundo na preferência (19%).
Procon já monitora preços e terá plantão para fiscalização
Para evitar fraudes durante a Black Friday, o Procon de Marília deu início ao monitoramento de preços no comércio. Segundo o diretor do órgão de defesa do consumidor, Guilherme Moraes, estão sendo analisados valores de 50 itens, elencados entre os mais vendidos nas últimas três edições da data. “Muitos elevam o preço antes e depois simulam uma queda, voltando ao preço original para enganar os clientes de que o produto está em promoção. Por isso, estamos monitorando os valores para evitar essa prática”.
Na Black Friday, o Procon local contará com plantão das 6h às 22h, com três equipes de fiscalização de prontidão para coibir e punir as irregularidades denunciadas pelos consumidores e saná-las o mais rápido possível.