quinta-feira, 21
de
novembro
de
2024
☁️ 20°C

Câmara de Quintana tem renovação de 77% e aumenta participação feminina

Atual formação da Câmara de Quintana durante sessão; renovação supera 77% - Foto: Reprodução/Internet

A composição da Câmara de Quintana para o mandato que tem início em 2025 terá uma renovação de 77,7%. Apenas dois dos atuais vereadores conseguiram a reeleição, apesar de todos tentarem manter a vaga no pleito que ocorreu no último domingo, dia 6. Além disso, aumentou a participação feminina no Legislativo, com duas mulheres eleitas.

Segundo os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), total de votos para vereadores nas eleições foi de 4.474, sendo 4.165 válidos, 2,59% nulos, 2,28% em branco e 91 anulados sub judice. A mais bem votada, Geraldina Ferreira de Lima, a Dina (Republicanos), obteve 307 votos.

Dos que buscavam manter a cadeira no Legislativo, Reginaldo Fininho (PSD) foi o melhor colocado, com 226 votos. Paulo Nunes (Pode) também garantiu a reeleição ao obter 213 votos. Eduardo Licorio (PSD) foi o segundo na preferência dos eleitores de Quintana, com 285 votos.

A outra mulher a conquistar uma cadeira na Câmara é Solange Campanez (Pode), que conseguiu o voto de 225 eleitores nas urnas. Na atual legislatura, Quintana tem apenas uma representante feminina, que ficou como suplente.

Dando sequência à lista dos vereadores eleitos, Valmir Alves dos Santos, o Mi Pedreiro (Pode) obteve 216 votos, Eltom Sartori (PP) 133, Adriano Cardoso (Republicanos) 124 e Joel Relvas Ernestino, o Joel Poninho (Republicanos), 123 votos. Para a disputa no Legislativo, foram lançados em Quintana 46 nomes, sendo que 32% eram de mulheres.

Na composição que assume em 2025, os partidos com o maior número de representantes serão o Podemos e o Republicanos, sendo três cada. PSD tem dois eleitos e PP mais um. A votação em Quintana ocorreu em 16 seções eleitorais, distribuídas em três locais de votação, sendo as escolas Pedro Sommerhauzer e Altino Arantes e a creche Doutor Miguel Arcanjo Nunes. O eleitorado apto deste ano chegou a 5.331.

Leia também