Por meio do requerimento nº 1066/2025, a Câmara Municipal de Marília colocou em pauta, na última sessão ordinária, o atendimento via SUS (Sistema Único de Saúde) com cardiologista no HBU (Hospital Beneficente Unimar).
Segundo o vereador Wellington Corredato, o Batata (PP), autor do pedido, a Secretaria Municipal de Saúde poderá firmar um convênio com o hospital para atender pacientes dentro da especialidade.
“Atualmente, os atendimentos realizados na Santa Casa e no Hospital das Clínicas não suprem totalmente a demanda existente, ocasionando longas esperas para procedimentos essenciais. Os pacientes atendidos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) com problemas cardiológicos são encaminhados ao Hospital da Unimar. Porém, quando necessitam de exames, cirurgias ou demais procedimentos cardiológicos, precisam aguardar uma vaga via Sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) para serem transferidos à Santa Casa ou ao HC”, argumentou o vereador.
Ainda de acordo com o parlamentar, o HBU pleiteia, há mais de 20 anos, o credenciamento da especialidade de Cardiologia junto ao SUS e, até o presente momento, essa solicitação não foi concretizada.
“O Hospital da Unimar dispõe de toda a infraestrutura necessária para o atendimento cardiológico, incluindo equipamentos modernos e padrões exigidos pelo SUS para o devido credenciamento. A instituição é responsável pela gestão de duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) no município. Frequentemente, os pacientes que dão entrada nessas unidades com problemas cardiológicos são encaminhados ao Hospital da Unimar devido à indisponibilidade de vagas nos hospitais conveniados”, complementa.
Para Batata, a formalização do convênio entre o município e o HBU na especialidade de Cardiologia possibilitaria que os pacientes realizassem todos os procedimentos necessários no próprio hospital, sem necessidade de transferência.