quinta-feira, 13
de
novembro
de
2025
🌞 26°C

Câmara promove nesta quarta-feira debate sobre o gerenciamento dos resíduos da construção civil

Rodrigo Más, da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos, presidente da Câmara e o promotor Oriel da Rocha Queiroz participam da audiência

A Câmara de Marília realiza nesta quarta-feira, dia 12, a partir das 14h, audiência pública para debater o “Plano de Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil”. A iniciativa é do presidente da Casa de Leis, o vereador Danilo da Saúde (PSDB), que apresentou o requerimento 2.494/2025 na 36ª sessão ordinária e pedido foi aprovado por unanimidade.

Participam dos debates, além dos vereadores, representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, do Ministério Público, organizações ambientais, entidades e empresários da área da construção civil. A audiência também é aberta à participação popular.

“Este debate público tem como finalidade ampliar a discussão sobre a execução da legislação vigente, uma vez que a gestão adequada dos resíduos da construção civil, como concreto, tijolos e gesso, que podem ser reutilizados em conformidade com as normas técnicas específicas, é fundamental para mitigar os impactos ambientais e sociais associados à geração e descarte dos mesmos”, destaca o presidente do Legislativo.

Danilo da Saúde explica que, para se ter uma ideia, estima-se que obras do setor da construção são responsáveis por 40% a 70% do volume de resíduos sólidos urbanos. “Por isso, é tão importante discutirmos o correto descarte, o reaproveitamento destes materiais e o que determina a legislação. Assim, não apenas reduzimos os impactos ambientais e protegemos o meio ambiente, mas otimizamos recursos, geramos economia por meio da reciclagem e reutilizamos os materiais”.

A audiência terá duração máxima de duas horas e ocorre no Plenário da Câmara. A participação popular pode ser feita por meio de perguntas e sugestões, presencialmente ou pelo e-mail camara@camar.sp.gov.br. Elas podem ser enviadas até o horário de início do debate, que será transmitido pela TV Câmara de Marília, no sinal aberto do canal 31.2, canais 21 por assinatura (a cabo), YouTube e Facebook oficiais.

Leia também