quinta-feira, 6
de
novembro
de
2025
☁️ 19°C

Câmara tem audiência que debate a violência contra profissionais da enfermagem

(Foto: Wilson Ruiz)

A Câmara de Marília promove nesta sexta-feira, dia 7, audiência pública que visa debater a violência contra os profissionais de enfermagem. A iniciativa é do presidente da Casa, o vereador Danilo da Saúde (PSDB), que teve requerimento aprovado por unanimidade em setembro. Edital de convocação da audiência, de número 18/2025, foi publicado no Diário Oficial do Município e o debate é aberto à participação popular, tendo início às 17h.

Segundo o presidente do Legislativo, dados apresentados recentemente pelo Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo) mostram que de cada dez profissionais da área, oito já sofreram algum tipo de violência, seja ela verbal, psicológica ou física. “É de extrema importância que se promova este debate público. Somente unindo forças é que vamos encontrar soluções efetivas para a proteção destes profissionais que estão na linha de frente da saúde”, destaca Danilo da Saúde.

A proposta da audiência surgiu após debate na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) promovido pelo Coren-SP. Cerca de 300 profissionais de enfermagem de diferentes regiões participaram e cobraram ações mais efetivas para a proteção da categoria. Conforme o Conselho, 57% dos locais de trabalho não oferecem apoio ao profissional de enfermagem que é vítima de violência. As maiores causas das agressões são a demora no atendimento e a falta de estrutura na instituição de saúde.

“Esta audiência abre espaço para os profissionais serem ouvidos e para que políticas públicas mais eficazes sejam propostas. Também é muito importante que se fortaleçam os canais de denúncia e a sociedade e o poder público se mobilizem para garantir um ambiente de trabalho mais seguro, digno e respeitoso para essa classe profissional”, aponta o presidente da Câmara.

A participação popular na audiência está garantida com perguntas e sugestões, tanto presencialmente quanto por meio do e-mail camara@camar.sp.gov.br. Elas devem ser enviadas até o horário de início do debate, que ocorre no Plenário.

Leia também