domingo, 12
de
outubro
de
2025
🌞 22°C

Camarinha se reúne nesta segunda-feira com o ministro da Educação em Brasília

Fabiana e Camarinha com lideranças do Lions e representantes do Instituto Federal - Foto: Divulgação

O ex-prefeito e ex-deputado estadual e federal, Abelardo Camarinha (Podemos), iniciou uma articulação com lideranças políticas em Brasília para a instalação de um Instituto Federal na cidade. Ele se reúne nesta segunda-feira, dia 21, com o ministro da Educação, Camilo Santana.

A pedido do Lions Club de Marília, Camarinha, ao lado da esposa, vereadora Fabiana Camarinha (Podemos), propôs uma parceria de ensino com a estrutura deixada pela extinta Legião Mirim. Objetivo é a reativação das atividades, dentro de um novo formato, envolvendo cursos nas áreas de tecnologia e informática.

“Em reunião com representantes do Lions Clube de Marília, Leonildo Lehnhardt, Luzimabile Zaparolli, Marco Aurélio Zaparolli, Emerson da Silva dos Santos, e outras lideranças, decidimos propor a fusão da Legião Mirim com o Instituto Federal. Na prática, o Instituto poderá usufruir do grande espaço da Legião Mirim, na região Norte, por meio de uma outorga de cessão de uso, para aplicar seus cursos técnicos em Marília, beneficiando assim centenas de adolescentes e jovens por ano. O custo é zero para a Prefeitura, pois todo o investimento vem do Governo Federal”, detalha Camarinha.

ARTICULAÇÃO /Após dialogar com o diretor de Infraestrutura e Expansão do Instituto Federal, Marcos Leite, sobre a proposta, Abelardo Camarinha e Fabiana foram até Brasília estabelecer contatos para formalizar a pauta. Com sua forte influência política na Capital Federal, Camarinha foi recepcionado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deputado federal e líder do Podemos na Câmara dos Deputados, Rodrigo Gambale, e deputado Arlindo Chinaglia, que apoiaram o projeto. A reunião nesta segunda-feira no Ministério da Educação visa dar sequência às tratativas.

Leia também