Camelódromo de Marília recebe AVCB com validade até 2026

O Corpo de Bombeiros de Marília emitiu, na última sexta-feira (16), o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) do Camelódromo, documento que certifica que o local possui as condições necessárias de segurança contra incêndio, com validade até 2 de agosto de 2026, quando terá que ser revalidado seguindo o previsto na lei. 

Hoje, o Camelódromo ocupa uma área de pouco mais de 5 mil metros quadrados, na área central da cidade ao lado do Terminal Urbano e, para que a autorização seja mantida, os comerciantes se comprometeram a obedecer todas as normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros, o que inclui manter os corredores e saídas desobstruídas, sem utilizá-los como depósito de material.

No entanto, o documento exclui as bancas instaladas sobre a ferrovia, já que há um pedido de desocupação e reintegração de posse para a Rumo Malha Paulista.

A manutenção do centro de vendas popular é alvo de ações do MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) desde 2010. Em 2023, a Justiça determinou a interdição e desocupação do local, atendendo a pedido do MP, que apontava a falha de segurança contra incêndio, entre outros. Com isso, a prefeitura não teve outra alternativa a não ser, finalmente, executar as obras de regularização do local, conforme projeto assinado pelo engenheiro Guilherme Goldberg, secretário-adjunto da secretaria de Obras Públicas.

Em nota, a administração municipal informa que “concluídas, as obras realizadas no camelódromo incluíram moderno sistema de prevenção de fogo, com um reservatório próprio de água, sensores e detectores de fumaça distribuídos por todas as partes do centro popular de compras, rotas de fuga, sinalização de segurança, hidrantes e extintores, além de iluminação emergencial”. 

Leia também