Câmeras flagram populares jogando lixo em local proibido na região Sul

Câmeras de videomonitoramento localizadas na região Sul de Marília voltaram a flagrar o descarte de lixo em local proibido. Nem mesmo os equipamentos de vigilância e a placa afixada em área que fica na rua Olga de Lima Bueno, no bairro Nova Marília, impediram que populares jogassem lixo doméstico e materiais recicláveis no trecho, que é via de acesso de estudantes a uma escola da região. 

A denúncia foi apresentada por uma emissora de TV e a Secretaria Municipal de Limpeza Pública e Serviços providenciou a limpeza após a repercussão. Contudo, populares voltaram a descartar resíduos no trecho da via poucos dias depois e nova limpeza teve que ser feita. Com a reincidência, a prefeitura anunciou que as imagens das pessoas no local foram encaminhadas à polícia para apuração.

Nas imagens das câmeras de videomonitoramento é possível ver que as pessoas chegam de carro no período da noite com os sacos e descartam detritos domésticos, sacolas plásticas, papelão, embalagens vazias, entre outros materiais. Em nota, o município lembra que o depósito irregular é crime ambiental, previsto na Lei Complementar nº 13/92. “Depositar lixo e entulho irregularmente é passível de multa. A Secretaria Municipal de Limpeza Pública pede à população que coopere e denuncie os casos de desrespeito. O valor da multa atualmente é de R$ 820”, destaca.

A região Sul conta com ecoponto para o descarte correto de materiais recicláveis, resíduos da construção civil, podas de árvores e sobras de jardins, pneus, madeiras, sofás, colchões, por exemplo. O local fica a cerca de um quilômetro da área onde os populares têm jogado lixo irregularmente.

DENÚNCIAS

O município destaca que denúncias sobre o descarte de lixo em local proibido podem ser feitas pela população por meio dos telefones (14) 3408-6700 e 3402-6094 (ramal 6094).

Leia também