Campanha ‘Agosto Lilás’ traz reflexão sobre mulheres em situação de violência

O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Lupércio promoveu um encontro na última semana para debater a violência contra as mulheres. Uma roda de conversa marcou o início da campanha “Agosto Lilás”.

A campanha, instituída pela Lei 14.448/22, determina que União, estados e municípios devem promover neste mês ações que possam conscientizar a sociedade sobre a necessidade de enfrentamento das diversas formas de violência contra a mulher.

O “Agosto Lilás” foi criado em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340 de 2006), assinada no dia 7 de agosto e que este ano completa 17 anos. Essa lei foi elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.

Integrantes do Grupo Reflorescer e usuários do Cras de Lupércio puderam participar e discutir sobre a temática.

De acordo com a organização, o “Agosto Lilás” é uma importante ação de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com os objetivos de dar visibilidade ao tema e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes.

“Além de auxiliar as mulheres que sofrem essas violências, esclarecendo sobre as diversas formas de violência doméstica, os direitos das mulheres e a necessidade da equidade de gênero.”

Leia também