Campanha de Multivacinação nas escolas deve terminar na próxima sexta-feira em Marília

Ação para ampliar cobertura vacinal de crianças e adolescentes entra na última semana. Foto: Governo de SP

Está prevista para terminar na próxima sexta-feira (19) a Campanha de Multivacinação contra doenças preveníveis nas escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio. É uma estratégia de vacinação da Secretaria de Saúde do Estado, em parceria com a Secretaria de Educação, para ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes.

As doses disponibilizadas protegem contra o HPV (papilomavírus humano), para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, poliomielite, meningocócica C, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas), meningocócica ACWY e covid-19.

No caso do HPV, o Estado adotou na última semana o esquema do Ministério da Saúde, que prevê dose única na aplicação da vacina. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal nessa faixa etária. Imunossuprimidos e vítimas de violência sexual, que também podem receber a vacina do HPV na rede pública de saúde, continuarão com o esquema recomendado anteriormente, de duas ou mais doses, conforme cada caso.

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde do Estado, a cobertura vacinal até 2023 foi de 77,1% na primeira dose para meninas, caindo para 60,6% na segunda dose. Já para os meninos, a cobertura vacinal no ano passado foi de 53,2% na primeira dose e de apenas 33,7% na segunda.

Vale ressaltar que, para os homens, a vacina pode proteger contra o câncer de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, a imunização previne mais de 90% das verrugas genitais. Já nas mulheres é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero.

Leia também