quinta-feira, 21
de
novembro
de
2024
☁️ 22°C

Campanha ‘Doe Leite Humano’ visa aumentar estoque em Marília

Para doar, a mamãe precisa estar saudável e não tomar nenhuma medicação que possa interferir no leite. Foto: Divulgação

Com o objetivo de aumentar o estoque do Banco de Leite Humano, que está baixo, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília promove a campanha “Doe Leite Materno”. A ação visa mobilizar as mães que amamentam e que podem fazer doações a ajudar a alimentar bebês prematuros e de baixo peso internados nas unidades neonatais da cidade.

A amamentação reduz em até 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos de idade, aumenta a segurança alimentar e nutricional e também reduz os riscos da criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes tipo 2 e obesidade na vida adulta.

“A doação também contribui com a redução do peso corporal, melhora o conforto mamário, previne a mastite e aumenta a produção de leite das mamães, ou seja, quanto mais estímulo e ordenha, maior o volume da lactação”, ressalta a coordenadora do Banco de Leite Humano de Marília, a enfermeira Sandra Domingues.

Segundo dados do Governo Federal, no Brasil, cerca de 330 mil crianças nascidas a cada ano são prematuras ou têm baixo peso e precisam da doação de leite materno para sobreviver. O número representa 11% do total de crianças nascidas no país, média de 3 milhões por ano.
Entretanto, uma média de apenas 45% dos bebês prematuros ou de baixo peso recebem a doação de leite humano. O volume das doações também cai nos períodos de férias escolares e feriados prolongados.

SERVIÇO /O Banco de Leite Humano de Marília está localizado na rua Quinze de Novembro, 50, no Centro da cidade. Para mais informações, o telefone é: (14) 3413-8696.

Para doar, a mulher precisa estar saudável e não pode estar tomando nenhuma medicação que interfira na amamentação.

Leia também