A campanha de arrecadação e distribuição de brinquedos no Natal, idealizada pelo artesão Artur Lopes Garcia, conhecido como Tuta, falecido em 2014, ainda precisa de doações. A entrega dos presentes e de doces às crianças ocorre no dia 25 de dezembro por voluntários, nas áreas de vulnerabilidade social de Marília.
A ação está na sua 54ª edição. Com a morte do seu idealizador, a família, que mora na região Sul, deu sequência e mantém viva a tradição, juntamente com cerca de 20 voluntários que todos os anos abrem mão de momentos com familiares na data para alegrarem o Natal de muitos pequenos. Em 2024, a meta é conseguir distribuir até 2,5 mil brinquedos.
De acordo com Leonice Constantino Garcia, viúva de Tuta, em entrevista ao O DIA, a campanha teve início em outubro e estão sendo incentivadas as doações em dinheiro, para que os presentes sejam padronizados. “Preferimos assim para que todas as crianças recebam brinquedos iguais. Estamos recebendo as doações e adquirindo carrinhos, bonecas e bolas. No dia do Natal, os voluntários chegam logo cedo, sempre faço um café da manhã para todos e seguimos para a entrega nas comunidades carentes. É uma alegria dar continuidade a esta campanha iniciada pelo Tuta e fazer a felicidade de tantas crianças todos os anos”.
Leonice lembra que, além das doações para a compra dos brinquedos, que podem ser em qualquer quantia, a ação ainda precisa obter balas e outros doces e pipoca para serem distribuídos durante a entrega às crianças. “Aqueles que quiserem ajudar podem me procurar aos finais de semana na rua Ézio Banzato, 64, próximo ao supermercado Kawakami”.
A saída dos voluntários para a entrega dos brinquedos é do bairro Nova Marília. As doações podem ser feitas em dinheiro pelo PIX, chave (14) 99790-3026. “Muitas vezes, o brinquedo que entregamos é o único que a criança recebe”, conclui.