Campanha quer imunizar mais de 13 mil contra poliomielite em Marília

Criança recebe dose contra a poliomielite; vacinação já teve início nas unidades. Foto: Divulgação

Já teve início em todos os postos de saúde de Marília a campanha de vacinação contra a poliomielite. A meta é vacinar 95% das crianças menores de cinco anos, que na cidade, segundo dados do Censo 2020, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somam 13,8 mil. Para a imunização, os pais ou responsáveis devem levar as crianças até as unidades com a carteirinha de vacinação, já que, além da dose contra a pólio, serão aplicadas as de imunizantes em atraso.

Conforme explica a SES (Secretaria Estadual da Saúde) em nota ao O DIA, a poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, e em casos graves evoluir para óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

A campanha segue até o dia 14 de junho e no próximo dia 8 será realizado o “Dia D” de vacinação, com unidades atendendo das 7h às 17h. Não estarão participando da ação do dia 8 os postos Santa Helena e dos distritos de Dirceu, Avencas, Rosália e Amadeu Amaral, segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura.

Atualmente, o Brasil está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). A previsão é de que a medida seja adotada no segundo semestre de 2024.

A maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos sinais e estes são parecidos com outras doenças virais, como febre, mal-estar, dores de cabeça, na garganta e no corpo, sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos), constipação (prisão de ventre), espasmos, rigidez na nuca e meningite.

A cobertura vacinal do estado de São Paulo no ano passado contra a poliomielite ficou em 85,65%.

Leia também