Canabidiol chega ao SUS Paulista

Produtos serão destinados a pacientes que possuam prescrição médica que se enquadrem nas diretrizes. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo, por meio da SES (Secretaria de Estado da Saúde), deu início, nesta semana, à distribuição gratuita de produtos à base de canabidiol para os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Os itens serão destinados a pessoas diagnosticadas com as síndromes de Dravet e de Lennox-Gastaut, e complexo da esclerose tuberosa.

Para ter acesso ao produto, o paciente deve comparecer a uma das 40 FMEs (Farmácias de Medicamentos Especializados) do Estado com o formulário de indicação preenchido pelo médico.

Também deverão ser apresentados exames como eletroencefalograma, hemograma, creatinina e eletrólitos (cálcio, sódio, potássio e magnésio), bem como de TGO (transaminases glutâmico oxalacética) e TGP (pirúvica).

Para pacientes com complexo da esclerose tuberosa, serão requeridos exames de imagem, como tomografia computadorizada de crânio ou ressonância magnética do encéfalo, todos acompanhados de laudo médico.

Após os documentos chegarem à farmácia, eles serão enviados para análise da SES. Além disso, haverá um grupo de acompanhamento definido pela pasta.

“Depois de uma extensa análise das informações existentes na literatura, encontramos evidências suficientes para que se possa recomendar para alguns pacientes portadores dessas três condições clínicas produtos derivados de cannabis, especificamente o canabidiol”, afirma José Luiz Gomes do Amaral, assessor técnico da SES.

Para solicitar acesso à medicação, o interessado deve acessar o site do Governo do Estado (saude.sp.gov.br), utilizar a função de busca e procurar por “Canabidiol”.

Em seguida, clicar em “Medicamentos” e em “Produto de Canabidiol Para Fins Medicinais”. Lá, o paciente encontrará os formulários, que, após estarem preenchidos, deverão ser entregues na FME mais próxima.

Leia também