O artista João Batista Bernardo, o Matogrosso – da dupla sertaneja Matogrosso & Mathias -, recebeu o título de Cidadão Mariliense nesta quarta-feira, dia 13 de agosto, na Câmara Municipal de Marília. Cantor se emocionou ao lembrar do começo de sua carreira na cidade e ainda presenteou os fãs cantando clássicos como “Tentei Te Esquecer”.
A iniciativa foi do vereador João do Bar (PSD), através do Decreto Legislativo nº 468, de 7 de março de 2025, que confere o título ao cantor. Solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, Danilo da Saúde (PSDB), com a presença dos vereadores Chico do Açougue (Avante), Elio Ajeka (PP), Fabiana Camarinha (Podemos), Professora Daniela (PL), Thiaguinho (PP), Wilson Damasceno (PL), Professor Galdino da Unimar (Cidadania), Luiz Eduardo Nardi (Cidadania) e Mauro Cruz (Solidariedade), além do autor.
Também participaram familiares e amigos do cantor, ex-prefeito e ex-deputado estadual e federal, Abelardo Camarinha, secretária municipal de Cultura, Tais Monteiro, que representou o prefeito Vinicius Camarinha no evento, e diversos cantores de Marília e região.
“Estou muito feliz e emocionado pela homenagem. Marília faz parte de minha história e agradeço aos vereadores e meu amigo Camarinha, que quando era prefeito trouxe meu show para a cidade diversas vezes. Aqui tenho diversos companheiros e posso dizer agora que sou cidadão mariliense”, destacou o cantor na tribuna da Câmara.
TRAJETÓRIA /Apesar de ter nascido em Vista Alegre do Alto (SP), no ano de 1949, João Batista chegou a Marília com sua família aos 11 anos de idade e passou a residir no distrito de Padre Nóbrega, na região Norte. Desde muito cedo teve contato com a música, já que sua mãe era cantora. Aos oito anos, ganhou o primeiro violão numa rifa e começou a dar os primeiros acordes.
A trajetória musical teve início aos 14 anos, quando João Batista participou de um concurso em uma rádio local e foi escolhido para ser parte da dupla Landinho & Ladir. Quatro anos depois já estava em Cáceres, no Mato Grosso, onde conciliava trabalho e música, mas foi em São Paulo que sua vida mudou completamente. Chegou à capital no ano de 1968 e, após três anos, participou de um teste, formando dupla com Anísio Roberto de Carvalho. Os dois gravaram um disco, consolidando a dupla Matogrosso & Mathias.
A dupla coleciona vários discos de ouro, de platina e conta com um repertório de sucesso, como os clássicos “24 Horas de Amor”, “Pele de maçã”, “Tentei Te Esquecer”, “Na Hora do Adeus”, “Boate Azul”, “De Igual pra Igual” e “Pedaço de Minha Vida”.
Confira as fotos.