quinta-feira, 21
de
novembro
de
2024
⛅ 22°C

Capes aprova curso de doutorado na área da saúde na Famema

: Famema está localizada próximo ao HC, na zona Sul; doutorado é aprovado pela Capes - Foto: Reprodução/Internet

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aprovou o curso de doutorado para o PPGSE (Programa de Pós-Graduação em Saúde e Envelhecimento) da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), que está vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. A expectativa é que a primeira turma de doutorado, com 15 vagas, tenha início em 2026.

Segundo a pasta estadual informou em nota ao O DIA, a coordenação do programa de pós-graduação submeteu à Capes, em dezembro de 2023, a documentação para a implantação do doutorado. Análise foi feita com base nas exigências estabelecidas pelo CTC-ES (Conselho Técnico-Científico da Educação Superior) e a aprovação foi concedida.

Na nota, a coordenadora do PPGSE, Maria Angélica Spadella, explica as próximas etapas do trâmite do novo curso de doutorado na Famema, faculdade que está localizada na região Sul de Marília, próximo ao HC (Hospital das Clínicas). A partir da aprovação pela Capes, a proposta é encaminhada à Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e depois homologada pelo ministro da Educação. O trâmite leva em torno de quatro a seis meses. A contar da homologação do parecer favorável, pode-se dar início ao funcionamento do curso, na forma e nas condições previstas na APCN (Apresentação de Propostas de Cursos Novos) aprovada.

“Nossa expectativa é de organizarmos o processo seletivo no segundo semestre de 2025. E a primeira turma de doutorado, com 15 vagas, deve iniciar-se em 2026. Os desafios serão muitos, mas vamos continuar a avançar. Até aqui, com muito esforço, temos a certeza do dever cumprido. Na primeira tentativa tivemos êxito, o que mostra que estamos no caminho certo. As exigências foram muitas, mas superamos graças ao trabalho de uma equipe. A Famema fez por merecer seu primeiro curso de doutorado”, comemora Maria Angélica.

Leia também