sábado, 9
de
agosto
de
2025
☁️ 13°C

Cartórios dão início à preparação das urnas para a eleição de 6 de outubro

A Justiça Eleitoral dá início na terça-feira, dia 24, às 11h, à preparação das urnas eletrônicas para as Eleições Municipais 2024. Conforme o TRE-SP (Tribunal Regional do Estado de São Paulo), os equipamentos, incluindo os de contingência, passarão pelos processos de geração de mídias, carga e lacração. Em Marília, nos cartórios das 70ª e 400ª Zonas Eleitorais, são 353 e 332 urnas que passarão pelos processos, que serão encerrados no dia 27. Representantes de partidos políticos e dos candidatos no pleito podem participar.

O trabalho realizado nos cartórios consiste na inserção, por meio das mídias, dos sistemas eleitorais e dos dados de eleitores e candidatos nas urnas eletrônicas. Segundo o auxiliar eleitoral da 70ª Zona Eleitoral, Orlando Sanches, as atividades também incluem o teste de funcionamento dos equipamentos, que ocorre no dia 27, às 14h. “Três urnas são escolhidas aleatoriamente e ligadas já com os dados dos candidatos das eleições de 6 de outubro inseridos para uma simulação da votação. Após a votação, é feita a conferência se o funcionamento do equipamento está correto. Essas urnas são formatadas, novos dados inseridos e elas serão lacradas novamente. Uma ata é expedida com as informações da auditoria, que é acompanhada pelo juiz eleitoral e o Ministério Público”.

Durante o período de geração de mídias e preparação das urnas eletrônicas, a conferência das informações introduzidas nas máquinas e a verificação da integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados podem ser inspecionadas por representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos partidos políticos, das federações e coligações. O procedimento está previsto na Resolução nº 23.736/2024, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 

Conforme explica o TRE-SP em material encaminhado ao O DIA, o cidadão que quiser acompanhar o processo terá que se identificar, apresentando documento oficial com foto. Após essa etapa, as urnas eletrônicas ficam armazenadas e são transportadas para os locais de votação na véspera do pleito. Não é possível utilizar os equipamentos antes de 6 de outubro, porque os sistemas estão programados para permitir que eles só funcionem durante o dia e horário da votação.

Leia também