Pacientes oncológicos em situação de vulnerabilidade em Marília terão, em breve, um novo e importante ponto de apoio gratuito. A sede da Amapon (Associação Mariliense de Apoio ao Paciente Oncológico) está em fase final de construção na avenida Féres Mattar, 475, no bairro Fragata C, região Sul, e promete ampliar a rede de acolhimento na cidade.
Projetada para funcionar de segunda a sexta-feira, a nova unidade contará com 18 leitos. Além de estadia e alimentação durante o tratamento, a associação oferecerá apoio psicológico e terapias integrativas como acupuntura, reiki e massoterapia.
O avanço do projeto foi acompanhado de perto pela secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, que visitou as instalações na última segunda-feira (4). Ela foi recepcionada pelo presidente da entidade, Tadaumi Tachibana (Tadau), e destacou a importância da iniciativa. “Fiquei muito feliz pelo convite. A Amapon vai oferecer um local de descanso, pernoite e alimentação fundamental para os pacientes. Aproveitamos para orientar a diretoria, garantindo o respaldo da Vigilância Sanitária e do Núcleo de Saúde do Adulto”, afirmou a secretária.
A Amapon nasceu de uma iniciativa da sociedade civil, idealizada dentro do grupo “Amigos do Bar”, conhecido por suas ações sociais na cidade. Lançada no final de 2023, a associação foi viabilizada pelo empresário Luiz Antônio Duarte Ferreira, que adquiriu o imóvel, e pela atuação conjunta com o presidente Tadau e outros membros da diretoria.
A nova associação se somará a outras três importantes entidades que já prestam apoio a pacientes com câncer em Marília: a Associação de Combate ao Câncer, o Grupo Mariliense de Apoio ao Doente de Câncer e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer e Hemopatias.