Casa Paulista tem mais de mil cartas de crédito disponíveis para moradores de Marília 

Os interessados em participar do programa Casa Paulista do Governo do Estado já podem consultar a lista dos imóveis disponíveis e fazer a simulação do financiamento de uma das 1.027 casas disponíveis para moradia na cidade de Marília, que tem população superior a 237 habitantes, segundo o IBGE. Não é necessário realizar nenhuma inscrição para participar do programa e a análise de crédito e aprovação do financiamento é de responsabilidade exclusiva da Caixa Econômica Federal.

Na modalidade CCI (Cartas de Crédito Imobiliário), o programa Casa Paulista concede subsídios para famílias com renda de até três salários mínimos adquirirem unidades habitacionais nos empreendimentos autorizados pela SDUH, no âmbito de financiamentos Caixa-FGTS. O valor do cheque varia entre R$ 10 mil e R$ 16 mil, de acordo com a localização dos empreendimentos. Atualmente, as 37.593 cartas de crédito disponíveis estão distribuídas por 121 municípios, contemplando 14 regiões do Estado. O crédito pode ser somado a subsídios federais e à utilização do FGTS. Desta forma, o valor das prestações fica compatível com a capacidade de pagamento das famílias.

DÉFICIT HABITACIONAL

O PLHIS (Plano de Habitação de Interesse Social), uma exigência do Governo Federal para liberar recursos através do FLHIS (Fundo Local de Habitação de Interesse Social), realizado em 2010 na cidade – envolveu os três últimos governos municipais – já demonstrava como necessidade de moradia urbana a média de 700 novos imóveis/ano, além de subsídio integral de 2 mil casas para o desfavelamento (17 favelas instaladas na cidade), mais 3 mil casas para suprir o déficit habitacional para os trabalhadores que viviam em aluguel ou de favor, de acordo com reportagem do Jornal A Cidade, de agosto de 2018.

COMO CONSEGUIR

Para ter acesso à carta de crédito, o interessado deve se enquadrar no critério de renda, não possuir imóvel no próprio nome, escolher uma propriedade que pretende adquirir, fazer a simulação do financiamento com um funcionário ou correspondente da Caixa Econômica Federal e receber a aprovação pela instituição financeira, que é a responsável por conceder o financiamento habitacional das moradias.

O primeiro passo é verificar o valor total da renda familiar. É preciso somar todos os ganhos mensais e conferir se o valor não ultrapassa 3 salários mínimos mensais. O segundo passo é consultar a lista de imóveis disponíveis e escolher qual deseja comprar. Já o terceiro passo é visitar o imóvel escolhido. Por último, o quarto passo consiste em realizar uma simulação de financiamento com um funcionário ou correspondente da Caixa Econômica Federal no local do imóvel.

Leia também