quinta-feira, 31
de
julho
de
2025
🌞 15°C

Casos de Aids crescem em Marília e já superam todo o ano de 2023

Teste rápido é feito; Marília apresenta aumento em casos de ISTs no ano de 2024 - Foto: Assessoria de Imprensa

Hoje, dia 1º de dezembro, é lembrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em Marília, de acordo com levantamento feito pelo O DIA nos boletins de agravos de notificação compulsória, disponíveis no Portal da Transparência da prefeitura, os casos vêm crescendo anualmente. Neste ano, já superaram o total de 2023 em 28,57%.

Conforme o boletim datado até 23 de novembro (último disponível até o fechamento desta matéria), foram confirmados este ano 36 casos da doença, ante 28 em todo o ano passado, que teve uma morte. Na comparação com 2022, o aumento é ainda maior, de 56,52%, já que naquele ano o município registrou 23 casos de Aids e dois óbitos por complicações.

Além do aumento nas confirmações de Aids, houve acréscimo em relação à sífilis. Segundo os boletins, este ano os casos já são 4,9% maiores, totalizando 364. No ano anterior, até 23 de novembro, a Secretaria da Saúde havia informado 347 registros. O maior aumento está relacionado à sífilis em gestantes, que passou de 79 em 2023 para 108 este ano. A congênita também apresentou alta, de 25 para 35 no comparativo. Já a sífilis adquirida, que em 2023 somava 243 confirmações, caiu para 221 este ano.

Atualmente, testes rápidos para a detecção das principais ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e Aids podem ser feitos no SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e também na rede básica de saúde, das 7h às 17h. Para fazê-los, basta apresentar um documento pessoal com foto. Caso o teste dê positivo, paciente é encaminhado ao SAE para contraprova. Se a doença se confirmar, é iniciado o tratamento, com acompanhamento mensal com equipe multidisciplinar, exames e medicamentos, como retrovirais.

Até o próximo dia 6, a Saúde municipal está com campanha de incentivo à testagem de HIV (vírus que transmite a Aids) e sífilis. As ações, que fazem parte do “Fique Sabendo”, vão ocorrer nos postos e em outros locais, como o Bom Prato e a Feira Noturna.

HEPATITES /Em relação às hepatites virais, os casos mais que dobraram este ano na comparação com o ano passado, até 23 de novembro. Em 2023, Marília confirmou nove registros, ante 19 este ano. O número de 2024 também já é maior que de 2022, quando foram confirmados 15 casos. Nos boletins não é especificado o tipo da hepatite, como A, B ou C.

Leia também