O CPS (Centro Paula Souza) comemora 55 anos de existência, destacando-se por oferecer educação de alta qualidade, que abre portas para o mercado de trabalho e contribui para o desenvolvimento social. Na região de Marília, 13 Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e cinco Fatecs (Faculdades de Tecnologia) contam com 14.381 estudantes matriculados. Presente em 340 municípios paulistas, atende mais de 317 mil alunos.
”As Escolas Técnicas e as Faculdades de Tecnologia estaduais do Centro Paula Souza são uma atração para as novas gerações que apresentam um novo perfil: querem reinventar a forma de viver, consumir e se relacionar com os outros. Para os jovens da atualidade, os estudos e as carreiras devem oferecer flexibilidade”, consta em material de divulgação enviado ao O DIA.
Estar alinhado ao que acontece no mercado de trabalho é outro diferencial apontado do CPS. Ainda segundo a assessoria de imprensa, quando surge uma nova atividade no mercado, em no máximo três anos, as Etecs e Fatecs já passam a oferecer um curso de formação na nova área. “O CPS se adapta e capacita seus professores. Assim, conseguimos atender à demanda de setores econômicos da sociedade que precisam rapidamente de técnicos ou tecnólogos. Nossos egressos são funcionários que demandam muito pouco treinamento”, afirma Caio Flávio Stettiner, coordenador de curso na Fatec Sebrae.
A instituição oferece também Pós-Graduação (lato e strictu sensu) e comemora a recente aprovação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) sobre a criação do doutorado em Educação Profissional e Tecnológica.
ESTRUTURA /Desde 2023, o CPS está vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente, administra 228 Etecs, 79 Fatecs e 468 classes descentralizadas – unidades que oferecem curso técnico ou integrado sob a supervisão de uma Etec. São oferecidos 237 cursos técnicos e 96 graduações tecnológicas, nas mais diversas áreas de conhecimento e modalidades de formação. Dos 22 mil servidores, cerca de 16 mil são docentes.