Certificado de vacinação contra a febre amarela não é mais emitido pela Saúde

Quem procurar se vacinar contra a febre amarela e precisar do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia para viajar, agora tem que retirar o documento de forma online, pelo aplicativo do governo federal, o ConecteSUS, que é a ferramenta onde constam os serviços do SUS (Sistema Único de Saúde). Antes, a emissão era realizada pela equipe técnica da Vigilância Epidemiológica de Marília, mas, segundo a prefeitura, desde o dia 3 de julho, o Ministério da Saúde centralizou esse tipo de atendimento.
A mudança foi comunicada aos estados e municípios por meio de ofício da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que informa o encerramento do sistema onde era possível gerar o certificado. Conforme a Anvisa, as pessoas que foram vacinadas contra a febre amarela depois de 29 de dezembro de 2022 podem verificar se o certificado está disponível no ConecteSUS, que pode ser acessado pela web ou por aplicativo móvel, disponível para sistema android e IOS.
Caso não encontre o documento, é possível solicitar a emissão enviando a carteira de vacinação com o registro da vacina contra a febre amarela pelo Portal de Serviços do governo federal. A solicitação online será analisada no prazo de até dez dias úteis e então o documento poderá ser emitido.
A vacina contra a febre amarela está disponível nas 52 unidades de saúde de Marília. A orientação é que a dose seja aplicada pelos menos dez dias antes da viagem para regiões de matas e estados ou países com a circulação do vírus.

Leia também