terça-feira, 17
de
dezembro
de
2024
☁️ 20°C

Chuva atrapalha obra de drenagem em Herculândia e causa transtorno aos moradores

Ruas ficaram cheia de lama na parte baixa da cidade e atrapalhou andamento da obra (Foto: Contribuição)

Os moradores de Herculândia passaram por momentos de aflição neste último fim de semana, já que a cidade teve novamente previsão de chuva, que se cumpriu por algumas horas. Isso porque muita água tem se acumulado no local da obra de macrodrenagem realizada por uma empresa contratada pela prefeitura e espalhado muita lama pelas ruas do bairro.

Leitores enviaram ao O DIA fotos de estragos causados no início do mês, quando a cidade foi atingida por chuva forte. Dados do Portal Agrometeorológico e Hidrológico do Estado de São Paulo mostram que Herculândia registrou, no dia 4 deste mês, 66% de toda a chuva que já caiu na cidade do início de dezembro até agora. Foram mais de 91 milímetros, enquanto o total parcial é de 138 milímetros. Os registros meteorológicos mostram também que os moradores do município enfrentaram muita chuva nos dias 8 e 9.

Segundo a administração municipal, a obra de macrodrenagem é realizada na parte baixa da cidade há pelo menos quatro meses. Ela foi orçada em R$ 1,1 milhão para resolver o problema histórico de inundações que atinge Herculândia há pelo menos 40 anos, já que a água de vários bairros, como Herculândia B e Centro, escorre para esse ponto. Ainda de acordo com o Executivo, menos de 15% do trabalho falta ser concluído, mas cada vez que chove é preciso esperar alguns dias de sol para secar bem o solo.

A reportagem do O DIA checou que o contrato com a empresa responsável pela obra foi assinado no dia 10 de junho e tem vigência de um ano. De acordo com o documento, o trabalho é para implantação do sistema de drenagem urbano, com a instalação de galerias pluviais e reconstituição de pavimentação e está dentro do prazo de entrega, com previsão de ser concluído a tempo.

Leia também