Marília viverá, neste sábado (30), o capítulo final de uma das aventuras mais inspiradoras já protagonizadas por um mariliense. O ciclista Aurélio Magalhães, 54 anos, retorna à cidade após oito anos de viagem sobre duas rodas, percorrendo 76 mil quilômetros, 69 países e mais de 2.900 dias pelas estradas do mundo.
Aurélio partiu em 2013 de Hong Kong rumo ao Brasil, no projeto batizado de “Da China para Casa By Bike”. Desde então, colecionou histórias que misturam desafios extremos e encontros transformadores, como a travessia de 5 mil quilômetros pelo litoral da Noruega em 96 dias, pedalando até o Círculo Polar Ártico e chegando à divisa com a Rússia.
Agora, a cidade natal se prepara para recebê-lo de volta. A concentração será às 15h, em frente à Unimar, com a presença de familiares, amigos, ciclistas, e aberta à população. De lá, haverá uma “motobicicarreata” até a Prefeitura de Marília, onde Aurélio será homenageado a partir das 16h.
“Estou tentando segurar a ansiedade. Tenho muita expectativa de rever todos e quero compartilhar essa conquista com minha cidade”, disse o ciclista, que nesta semana já está apenas a 200 quilômetros de distância.
Para o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, o retorno de Aurélio é motivo de orgulho. “Sua trajetória inspira e mostra o quanto a bicicleta pode ser um veículo não só de transporte, mas de transformação de vidas.”
“Estamos muito felizes por esse feito inédito, ele deve ter muitas histórias de aventuras para serem contadas, que com certeza deverá virar um livro. Marília irá recebê-lo de braços abertos e daremos todas as honras necessárias para um mariliense retornando a sua origem”, complementa a secretária de Esportes, Valéria Cavecci.
Aurélio compartilha suas experiências em seu site (aureliomagalhaes.com.br) e também em seus perfis nas redes sociais, como Instagram (instagram.com/aureliomagalhaes.cicloturismo) e Youtube (youtube.com/@AurelioMagalhaes).