Começa em 13 de janeiro o calendário de vencimento, de acordo com a placa do veículo, do IPVA 2025 (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor). Os valores venais dos automóveis para o próximo ano já podem ser consultados no Sivei (Sistema de Veículos), disponível no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento. Basta informar a placa do veículo.
Até o fechamento desta matéria, a Fazenda Estadual não tinha disponibilizado o número da frota tributável de Marília. Neste ano, chegou a 117.613 e os repasses da arrecadação do tributo, até novembro, ao município somaram R$ 66,6 milhões, já descontados os 20% do Fundeb, fundo de manutenção da educação básica.
Pesquisa encomendada à Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) pela secretaria, com 13.077 modelos e versões de veículos de todas as marcas, baseada nos preços de venda praticados em setembro deste ano, mostra que os valores de mercado apresentam queda nominal média de 0,57%.
“Foi identificada maior queda de preços de venda para camionetas e utilitários, que apresentam recuo de 3,55%. Os automóveis tiveram queda de 1,97%, seguidos de ônibus e micro-ônibus, com redução de 0,75%. A pesquisa identificou valorização nas categorias de motos e similares, com aumento de 4,08% na comparação. Os preços de venda de caminhões também subiram e fecharam 2,69% acima do valor apurado no ano anterior”, destaca a pasta estadual.
Para o pagamento do IPVA 2025, os proprietários poderão escolher entre cota única em janeiro, com desconto de 3%, à vista em fevereiro sem desconto, e parcelado em até cinco vezes, de janeiro a maio, sem abatimento. Caminhões têm prazos diferentes para quitação.